terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Paga o que deves

O novo primeiro-ministro da Grécia, Aléxis Tsipras, tem vindo a fazer uma campanha espetacular na Grécia. Surge de um pequeno partido encostado à esquerda que passou a um partido vencedor de eleições e quase a roçar a maioria absoluta. Desde então, tem se desenvolvido uma campanha que é "Paga o que deves", que consiste na Grécia pedir o pagamento de todas as dividas e saques, a que foram sujeitos. Pedem o dinheiro todo que foi emprestado a outros países ou mesmo roubado, ou seja, pedem dinheiro a Inglaterra e à Alemanha. Ora a Alemanha diz que não paga e, como consequência, a Grécia com seu grande poder de nação vai-se aliar aos russos no dia dos 70 anos da derrota nazi.

Eu lembrei-me, então, para resolver esta grande crise em Portugal, de seguir o modelo grego. Aqui ficam os nossos devedores:
1. Império Romano (todos os recursos naturais que nos roubaram)
2. Árabes (todos os recursos naturais que nos roubaram)
3. Espanhóis (Olivença)
4. Franceses (pilhagens da Invasões no século XIX)
5. Ingleses (território entre Angola e Moçambique)
6. Alemães (dividas do volfrâmio)
E, se estes países e instituições não nos pagarem o que devem, vamos aliar-nos à Coreia do Norte.

Sendo um pouco mais sério, a Grécia tem vindo a ter uma politica primeiro de perdão, depois "logo se vê" e agora chantagem. É triste ver um país chantagear outro país por causa de uma divida que supostamente já foi perdoada. E a Comunidade Europeia não pode compactuar com politicas de chantagem feitas assim!

Miguel Ferro

1 comentário: