quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Racismo no século XXI?

            Hoje, ao ver o noticiário do costume, fiquei um pouco entristecido e até chocado. Um grupo de elementos da claque do Chelsea, em pleno metro de Paris, proferiu insultos racistas e impediu um homem negro de entrar na carruagem, provocando também o medo generalizado a outros passageiros de raça negra que acabaram por tentar abandonar o metro. Como podemos ter este tipo de comportamentos ou sequer compreendê-los na época em que vivemos?!                                                
 A discriminação não pode ser considerada realmente um comportamento normal, quer a nível racial ou religioso, especialmente devido à existência de tantos movimentos que lutam pela igualdade racial apoiada na diferença, depois da declaração dos Direitos Universais do Homem, e ainda depois de tantas manifestações, convenções, entre outros documentos que condenam este tipo de atitudes. Contudo, a prova de que na realidade existe discriminação está bem presente nesta notícia, e, na verdade, também bastante presente no nosso quotidiano.
 É por isso importante todos nós compreendermos que só respeitando a diferença nos poderemos tornar, sem dúvida alguma, pessoas melhores, e poderemos defender e entender verdadeiramente a igualdade, pois só através do reconhecimento das diferenças de todos os indivíduos podemos impedir ou pelo menos prevenir situações como as que ocorreram hoje em Paris, e que ocorrem também atualmente um pouco por todo o mundo.

Filipe Monteiro

1 comentário: