A educação é uma das coisas mais importantes do nosso quotidiano, começando logo no berço. A vida em sociedade tem regras, e para convivermos com os outros devemos saber respeitá-las. Para uma boa conduta social, há que saber respeitar para ser respeitado.
A educação começa na família, estende-se à escola, e aos vários grupos de referência a que pertencemos.
De facto, as primeiras regras de conduta são-nos transmitidas pelos nossos pais, que são o nosso grande pilar.
Para além das boas maneiras, de saber estar, saber falar, saber conviver, etc, a educação que os nossos pais nos dão, pode influenciar a nossa postura perante a vida e a sociedade em geral. Assim, é necessário que os pais, em casa, comecem a educar as crianças de forma rigorosa, que premeiem quando for caso disso, que punam quando necessário, mas que conversem sempre e que expliquem o porquê disto ou daquilo.
Existem pais que acham que uma boa educação é fazer tudo o que as crianças querem, mas eu não concordo.
A conquista fácil ensina-nos a desistir à primeira contrariedade, leva a que se dê pouco valor às coisas, e pior, ensina-nos a andar permanentemente “de muletas”, enfraquecendo a nossa autoconfiança. Com este tipo de educação seremos, com toda a certeza, adultos mais inseguros e emocionalmente frágeis.
A educação resulta, no fundo, de uma conjugação de fatores que vão moldar a nossa forma de estar perante os outros, perante a vida, e perante a sociedade.
- Matilde -
Sem comentários:
Enviar um comentário