quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Mundo Virtual e o Autismo



O Autismo é um distúrbio neurológico caraterizado pela concentração dos pensamentos de uma pessoa em si mesmo e pela ausência de comunicação social.
A razão pela qual eu queria falar sobre o autismo é simples: casos de autismo relacionados com a tecnologia são cada vez mais comuns em todo o mundo, com especial atenção para os Estados Unidos, e, enquanto algumas pessoas parecem querer excluir os autistas da sociedade, limitando-se a ignorá-los, outros tentam controlá-los freneticamente, pensando estar a ajudar.
O caso de autismo ao qual eu gostaria de dar mais importância não é o hereditário (pois esta espécie de doença é altamente hereditária), mas sim o autismo que se vai, lentamente, desenvolvendo dentro de uma pessoa (especialmente o que está relacionado com o mundo virtual). E este género de autismo não hereditário está muito relacionado com a infância e com o ambiente em que o sujeito cresceu.
As novas tecnologias, especialmente os vídeo jogos e a internet, podem vir a individualizar pessoas e a fazê-las alhearem-se do mundo real, pelo que são, atualmente, uma das principais causas de Autismo em crianças e, até, adultos.
Na minha opinião, a tecnologia trouxe imensos benefícios para a sociedade, mas, como diz o provérbio latino: “toda a vantagem tem a sua desvantagem”, e este caso não é exceção. Lembremos que a tecnologia também ajudou, em bastantes casos, pessoas que sofriam de Autismo, tendo ajudado os especialistas a compreender melhor as crianças autistas, pois é dessa maneira que integramos essas pessoas na sociedade, e não a controlá-las. 





João Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário