sexta-feira, 3 de abril de 2015

Violência e Agressividade: abordagem correta ou falta de compreensão?

            A agressividade e a violência são comportamentos que devem ser condenados, pois este tipo de resposta não se justifica quaisquer que sejam os motivos que levaram a esta reação incorreta. Na verdade, cada indivíduo devia ser capaz de lutar pelas suas ideias através da verdadeira arma, a palavra, que, paraalém de não implicar  consequências físicas no outro, consegue alcançar um impacto superior a qualquer outra atitude.
            Apesar de condenar a violência, se formos honestos, todos nós já tivemos vontade de resolver os problemas através da força ou até de acabar aquela discussão sem sentido nenhum, de uma forma mais rápida. Contudo, é este mesmo caminho, que podemos considerar mais eficiente e espontâneo em alguns momentos, que revela grande falta de consideração pelos indivíduos, pois tal como podemos comprovar na frase de Mahatma Gandhi: “Olho por olho, e o mundo acabará cego “. A falta de paciência, associada à violência e agressividade, mergulhará, ainda mais, o mundo em caos e destruição.
            Foi a palavra que, ao longo da história, se mostrou uma arma que reflete a nossa opinião e vontade de forma mais pacífica e correta, não se baseando na agressão, mas sim na exposição destas mesmas ideias. Devemos, por isso, para além de nos apoiarmos num maior respeito em relação ao outro, não utilizar a violência para justificar as posições que tomamos, e, muito menos, quando não existem motivos para tais ações.
            Concluindo, a agressividade e a violência não devem, quaisquer sejam as circunstâncias, ser tomadas como abordagens corretas no nosso quotidiano, pois se está associada à falta de compreensão pelo outro não é, realmente, um comportamento desejado numa sociedade que se baseia no respeito pelos indivíduos e pela sua integridade, devendo, por isso, optar pelo poder da palavra.


Filipe Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário