Ao longo dos anos escolares somos
avaliados pelo nosso desempenho e pelos conhecimentos que vamos
adquirindo ao longo do ano. A nossa avaliação é realizada de diferentes formas.
Somos avaliados pelo comportamento, pelo que trabalhamos, pelos cumprimento dos trabalhos
de casa, de grupo ou individuais que fazemos, pelos testes, e por tudo um
pouco.
Ao longo de cada ano letivo, somos
avaliados com apresentações de trabalhos e apresentações orais, e portefólios a
nível de algumas disciplinas, trabalhos de casa a nível de quase todas,
comportamento e conhecimentos em todas, e... pelos TESTES.
Os testes! Muitos de NÓS acham que vai ser
o teste a decidir a nossa nota final, mas as coisas não são bem assim. Não são
só os testes que contam para a nossa nota de final de período ou de ano, porque
não é só por isso que os professores nos avaliam.
Na verdade, a nossa avaliação não é assim
tão dependente dos testes, porque estes não são o único elemento de avaliação
que temos. O que aprendemos e fazemos ao longo do ano, conta. O nosso empenho e
trabalho marcam. Aquilo que nós fazemos, e todos os conhecimentos que adquirimos
ao longo desse tempo, fazem a diferença, porque não é tudo para ser despejado nos
testes, há coisas que ficam fora deles.
Em suma, não é por termos uma nota mais baixa
num teste que, por obrigação, vamos baixar a nota final ou ter uma nota má.
Porque todo o resto conta, ou seja, se o resto for bom não é por uma queda que
vamos regredir. Toda a nossa aprendizagem deve ser avaliada naquilo que fazemos e
demonstramos. Não vai ser um pequeno bocado de papel que vai decidi-la e tornar
dele dependentes as nossas notas finais.
- Napita -
Pois... Boa tentativa...
ResponderEliminar