sexta-feira, 22 de maio de 2015

Não é um pedaço de papel que consegue avaliar as aprendizagens feitas ao longo dos anos

Ao longo dos anos escolares somos avaliados pelo nosso desempenho  e pelos conhecimentos que vamos adquirindo ao longo do ano. A nossa avaliação é realizada de diferentes formas. Somos avaliados pelo comportamento, pelo que trabalhamos, pelos cumprimento dos trabalhos de casa, de grupo ou individuais que fazemos, pelos testes, e por tudo um pouco.
Ao longo de cada ano letivo, somos avaliados com apresentações de trabalhos e apresentações orais, e portefólios a nível de algumas disciplinas, trabalhos de casa a nível de quase todas, comportamento e conhecimentos em todas, e... pelos TESTES.
Os testes! Muitos de NÓS acham que vai ser o teste a decidir a nossa nota final, mas as coisas não são bem assim. Não são só os testes que contam para a nossa nota de final de período ou de ano, porque não é só por isso que os professores nos avaliam.
Na verdade, a nossa avaliação não é assim tão dependente dos testes, porque estes não são o único elemento de avaliação que temos. O que aprendemos e fazemos ao longo do ano, conta. O nosso empenho e trabalho marcam. Aquilo que nós fazemos, e todos os conhecimentos que adquirimos ao longo desse tempo, fazem a diferença, porque não é tudo para ser despejado nos testes, há coisas que ficam fora deles.
Em suma, não é por termos uma nota mais baixa num teste que, por obrigação, vamos baixar a nota final ou ter uma nota má. Porque todo o resto conta, ou seja, se o resto for bom não é por uma queda que vamos regredir. Toda a nossa aprendizagem deve ser avaliada naquilo que fazemos e demonstramos. Não vai ser um pequeno bocado de papel que vai decidi-la e tornar dele dependentes as nossas notas finais.

- Napita -

1 comentário: