sábado, 16 de maio de 2015

Para a minha querida cidade …

Como eu gosto de Portalegre!
 Bonita por causa da misteriosa serra que a rodeia e de tantas marcas distintivas!
Porém, agora, e cada vez mais nos últimos anos, o vazio, o silêncio, a falta de pessoas e iniciativas parecem apoderar-se e dominar esta cidade do Alto Alentejo.
Passeio e caminho quase todos os dias nela. No entanto, diariamente, mais uma loja fecha na outrora movimentada rua do comércio; num passado demasiado distante para me lembrar e, provavelmente, para conhecer, mais algum jovem se afasta, geralmente para não voltar, e, acima de tudo, mais um habitante morre. A desertificação é, por isso, cada vez maior neste lugar sem paralelo, que continua na sombra dos interesses daqueles que lá no distante e alto decidem o futuro da região.
O dia da cidade aproxima-se, é já no próximo sábado, contudo, e embora o entusiasmo de alguns que a mim, sinceramente, me surpreende, penso que a Portalegre de Régio e de todos nós continuará, por mais uns dias, esquecida das prioridades desta “gente surda e endurecida”.
Até hoje nada mudou, mas como também não quero ser pessimista, acredito que a sorte e o destino com certeza permitirão um futuro mais promissor. Até lá, talvez reste apenas contribuir, também com o nosso empenho, e não apenas simplesmente esperar, porque tudo acabará por se alterar.


Filipe Monteiro

1 comentário:

  1. Isso, Filipe! É preciso que cada um de nós dê um pouco de si para que a cidade VIVA!!

    ResponderEliminar