quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Calor... Muito Calor...

O que é mais agradável do que estar em frente a uma lareira acesa?
A lareira não só dá calor e aquece as pessoas, mas também as une.
Sem o calor da lareira as noites seriam completamente diferentes, não seriam tão aconchegantes.
Ver aquele fogo, ver as cores do lume, cor de laranja e às vezes azul. Ver aquele fogo a comer e a devorar a lenha, ouvir o seu barulho, é impressionante. Seria capaz de ficar horas a olhar para ela.
A lareira é, muitas vezes, o centro da sala, onde todos se reúnem. Juntos, à volta da lareira, vemos um filme ou uma série. Junto dela estamos quentinhos, às vezes demasiado, longe dela temos frio. Mas o que muitas pessoas esquecem é que para nos podermos aquecer junto à lareira, muitas outras pessoas ficaram com calor. As pessoas que cortaram a lenha, quem arrumou a lenha, e, finalmente, quem trouxe a lenha para dentro da casa.
A lareira… é ao pé dela que revemos o nosso dia, falamos sobre as novidades, falamos sobre o que se passou…falamos de tudo um bocadinho.
Digam-me, pode haver algo mais agradável do que chegar a casa e sentarmo-nos à frente de uma lareira?



Michelle

4 comentários:

  1. É mesmo verdade Michelle!!! São ótimos os momentos passados junto à lareira com aqueles que mais amamos!! É simplesmente aquele momento maravilhoso em que ocorre uma troca especial de palavras, onde se contam histórias, se partilham gargalhadas, sorrisos, carinho... Na minha opinião, é como se o calor nos unisse a todos e fortalecesse estas relações, para além de, naturalmente, nos aquecer o corpo e, até mesmo a alma! É sempre bom, no calor da lareira, recordar os momentos únicos passados há uns tempos, ou até de há uns anos atrás. À lareira, enquanto nos aquecemos, podemos fazer muitas coisas, tais como reforçar as relações que temos com os que nos são muito próximos. A lareira é um elemento "mágico"!!!

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão! A minha lareira é a minha melhor e mais constante companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa, se ler o que comentei na Matilde vai ficar " preocupada" com o que também pode acontecer, ano mais ano às lareiras portuguesas!!
      Li e ouvi a notícia na semana que lá estive!

      Eliminar
  3. Matilde, acredites ou não em Fraça (Ile de France) a partir do próximo Janeiro as lareiras abertas ( como a da fotografia) passam a ser proibidas, alega-se que fazem mal aos pulmões pelos fumos e partículas que são emanadas! A polémica é grande e não sei como irão fiscalizar!

    ResponderEliminar