sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Culpa

Culpa…
Bem, isto é um sentimento tão mau de se descrever, que eu nem sei por onde é que hei-de começar…
Os sentimentos são tudo aquilo que nós sentimos, são eles que mandam na nossa maneira de ser e controlam como agimos e vivemos o nosso quotidiano.
Existem muitos sentimentos. Alegria, tristeza, ódio, rancor, amor, amizade, …, culpa.
Entre estes e muitos outros, o de “culpa”, é o que me faz sentir pior.
Quando sentimos culpa, ficamos nervosos, e com um enorme peso na consciência. Sentimos uma enorme pressão em cima dos ombros, da qual não nos conseguimos livrar. Ficamos bloqueados, temos dificuldade em adormecer. Às vezes, até sentimos dificuldade em respirar. Impede-nos de viver a nossa vida tranquilamente.
Saber que algo que nós fizemos é que levou a determinada situação, pode ser muito doloroso. É um sentimento que ninguém gosta de carregar!

- Matilde -

3 comentários:

  1. Ninguém, mas ninguém mesmo gosta de o carregar! É horrível, é uma tortura, para mim. Tantas, mas tantas vezes que já o senti. É mau quando sentimos que respondemos mal a alguém, e esse alguém não merecia aquela resposta; quando algo mau acontece a alguém, e nós achamos que o poderíamos ter evitado; quando "recusámos" ir a um sítio ver o que se passava com uma pessoa e, mais tarde virmos a descobrir que não a voltaremos a ver.. Sentimo-nos muito pesados! Pior ainda com culpas que não desaparecerão tão cedo...

    ResponderEliminar
  2. Certamente que ninguém gosta de se sentir culpado. Como tal, penso que devemos repensar naquilo que fizemos, e pedir desculpa, ou tentar remediar a situação. Não irá mudar nada, mas fará com que nos sintamos melhor connosco próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, não estando a discordar da tua opinião nem a criticar-te, por vezes há situações que são difíceis de remediar. Há também culpas "graves" e grandes que permanecerão sobre nós durante muito tempo, muito mesmo! Mas tens razão, embora às vezes não dê (para alguns) ...

      Eliminar