sábado, 13 de dezembro de 2014

Uma Nova Família

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, família é o conjunto de todos os parentes de uma pessoa e, principalmente, dos que moram com ela. É formada pelos pais e pelos filhos, duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes; é o conjunto de pessoas que têm um ancestral comum ou as que vivem na mesma casa…, mas, para mim, é muito mais do que isso.
Claro que os pais, os irmãos, os avós, os tios, os primos… são muito importantes na vida de cada um, mas, pessoalmente, sinto que tenho uma família muito maior do que aquela a que geneticamente estou ligada, os AMIGOS!
É com os amigos que passamos a maior parte do dia, é com eles que partilhamos os momentos de felicidade e tristeza, são eles que percebem o nosso cansaço e angustias na altura dos testes e dos trabalhos, são eles que percebem o quanto, “naquele momento”, nos irrita aquele professor/a, são eles que nos compreendem…
De há três anos para cá, sinto que encontrei uma nova família e que, neste momento, os meus dias sem eles já não seriam iguais, já não teriam a mesma piada. Qual seria a minha motivação para ir para a escola desde as 08:15 horas até, algumas vezes, às 17:30 horas? De certeza que não seriam os testes ou as oralidades. São, sem dúvida os meus amigos, a minha família!
Os disparates da Kiki, da Bia e da Margas, os dramas da Patrícia e da Ana Sofia, a música da Ana Aurora e da Canário, a bricolagem do Luís, os desenhos da Catarina, as brincadeiras da Ana Ventura, do Carlos e do João, as teorias e o stress do Ferro, os nervos e as reclamações do Afonso, a paixão pela bola do Tiago, as conversas com a Catarina e a Mariana, os desabafos e conselhos da Michelle, a calma do Fili e do Real, o sotaque e a descontração do Jonas, a boa onda da Fernanda e a capacidade de me irritar (na brincadeira, claro!) do Santos.
Uns mais do que outros, como em tudo na vida, mas são eles que fazem com que a escola seja mais divertida, mais familiar, mais pessoal, menos secante!
Adoro-vos, a TODOS!!!


- Matilde -

6 comentários:

  1. Concordo contigo, Matilde! Somos uma verdadeira família!

    ResponderEliminar
  2. Os amigos são aqueles que melhor nos compreendem, são aquelas pessoas da nossa idade, que nos percebem, que nos aturam a cada dia, e com quem podemos contar todo o tipo de "parvoeiras" possíveis e imaginárias. São verdadeira e simplesmente a nossa 2ª família! São eles que estão constantemente connosco, a ajudar-nos em tudo, e a aconselhar-nos da melhor forma.
    Sem dúvidas algumas, esta é a melhor turma que já tive em todos os meus anos escolares!! São aqueles que mais me fizeram rir, que mais estiveram comigo, com quem mais histórias tenho... É óbvio que dias sem eles não têm a mesma piada, já não são os mesmos. Por muito pequenas que sejam as férias, vai ser uma grande 'separação', e é difícil aceitar que vamos deixar de nos ver todos os dias. Mas depois logo se combinam encontros! ;)
    Adorei a descrição que fizeste, Matilde!, e então a capacidade do Santos... É demais mesmo!!!
    Amo os meus amigos!! Amo esta minha família!!!! S2

    ResponderEliminar
  3. Se já na minha vida existem tantos dramas, imaginem quando tiver que representar uma cena dramática. Será bastante fácil, espero. Matilde, minha pequenina maior que eu alguns centímetros. Apesar de não sermos muito chegadas, gostei de te ter ao meu lado durante estes 3 anos. Há momentos que ainda hoje permanecem. Aquele episódio dos pandas, lembraste? Obrigada por estares lá. Também te adoro lindinha.

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo Matilde, criam-se laços! É importante que a vida não os destrua...
    Feliz Natal minha querida

    ResponderEliminar
  5. És adorável...
    -FernandaPereira

    ResponderEliminar