segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Idosos. Trapos ou sábios?

Todos os dias o vejo sentado naquele banco de jardim. Tem um olhar carregado de mágoas e sofrimento, mas também de sabedoria. A pele enrugada, os cabelos brancos e a bengala, são a sua grande companhia. Companhia essa, que substitui, agora, a família, a vontade de rir, os bons momentos e, até mesmo, a vontade de viver.
Envelheceu. E quando mais precisa, não tem ninguém que o ajude. Vive sozinho, praticamente incapacitado e, sobretudo, desiludido.
Acorda sempre com a mesma dúvida e revolta: Porque é que o abandonaram? Seria um trapo velho e inútil?
Em tempos passados, estava tudo bem. Tinha uma família unida, solidária e que nunca se esquecia dele. Era feliz.
Os anos passaram-se e os seus filhos cresceram, casaram e foram viver para o estrangeiro. Sem se aperceber, a forte corrente familiar, partiu-se. Nunca mais recebeu um simples telefonema, uma carta, uma visita ou outro sinal de que a sua existência ainda se fazia sentir. Estava só e somente só.
A morte já lhe batera à porta umas desesperadas três vezes. Vezes essas, em que teve que lutar, sozinho, pela sua sobrevivência.
A verdade é que a família acha que ele daria muito trabalho e prejuízos. Não gostava realmente dele. Em vez de o ajudarem, valorizarem-no pelo bem que fez por eles e agradecer-lhe tudo isso com o simples ato de o acolherem e lhe darem conforto, preferiram abandoná-lo, desvalorizá-lo e esquecerem-se que é com ele que aprenderiam grandes verdades e lições de vida. Agiram como animais.
Os idosos não são um obstáculo. São, precisa e contrariamente, o que nos ajuda a enfrentar os verdadeiros obstáculos, com a sua experiência de vida.




- Mariana -

6 comentários:

  1. É triste de facto. Tal como a professora disse, as pessoas mais velhas merecem ser respeitadas. Não só por terem a idade que têm, mas também por todas as experiências de vida por que passaram. Tenho pena que existam pessoas que pensem e ajam de tal forma. Os idosos não pedem muito. Apenas quem os ajude nas suas necessidades e, sobretudo carinho. E isso, não se compra. Adquire-se.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente os velhos são cada vez mais marginalizados, mas a realidade que se vive no nosso país mostra que serão eles o futuro do nosso país. Os novos emigram e os velhos vão ficando e não os podemos tratar como são tratados agora. Deixados em lista de espera para um lar em que irão ser maltratados. É triste. Mas, com a reacção de nós, jovens, podemos contrariar esta tendência de abandono e tornarmos o mundo melhor. Só precisamos de lutar e usar a palavra, a única coisa que é realmente nossa.

    ResponderEliminar
  3. Está muito bonito Mariana! :)
    Eles cuidaram de nós e chegará a hora de cuidar-mos deles :')
    -FernandaPereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda:
      Estuda os verbos!! É cuidarmos, estou farta de ensinar isto!

      Eliminar
    2. Estão parados há tempo demais para o meu gosto...

      Eliminar
  4. É mesmo verdade! Não os devemos abandonar, nunca mesmo!!! Conheço e já ouvi casos tão maus a respeito dos idosos, que nunca poderia ter imaginado sequer que existissem!! Nunca os devemos deixar para trás e vê-los como obstáculos, porque tal como eles precisam muito de nós, também nós precisamos deles. Devemos valorizá-los sempre, porque um dia, quando queiramos voltar a estar com eles, estes podem já não estar cá... :-(

    ResponderEliminar