domingo, 30 de novembro de 2014

Tudo pode mudar, a qualquer momento

Chegara ao limite. Estava farta. Cansara-se de viver para os outros. Fartara-se de tudo!
Já tinha perdido algumas pessoas importantes na sua vida, mas nunca uma mãe. Aquela que tanto a apoiara e ajudara havia agora partido, não ia voltar mais. Agora estava completamente só.
Cansada de tudo o que acontecera, e estava a acontecer decidiu sair para dar uma volta pelas redondezas. Para poder descansar do mundo, do seu mundo.
Lá fora chovia bastante, tal como agora, na sua vida. Andava a um passo calmo. A um ritmo que lhe permitia pensar na vida, e no que acontecera recentemente.
Olhou para o outro lado da rua, viu um pequeno café, mas que lhe parecera acolhedor. Entrou. Pediu uma chávena bem grande de chocolate quente. Esperava que este lhe aquecesse a alma.
Perguntava-se porque é que a mãe tinha partido tão cedo, numa viagem de ida, e sem volta. Porquê agora que lhe fazia imensa falta.
Mexendo o chocolate, procurava respostas a todas as suas questões. Talvez o próximo gole lhe trouxesse algumas...
Terminada a primeira chávena, não havia respostas. Pedira outra, talvez esta lhas trouxesse finalmente, no fundo, como uma surpresa dentro de um ovo de chocolate.
Desta vez, esta pareceu dar-lhe alguma coragem. Uma coragem que talvez lhe permitisse enfrentar a vida nesta fase tão complicada. Era como se começasse a ganhar forças para reajustar a vida, que agora tanto lhe custava.
Depois disto pedira o seu bolo preferido. Desta vez, este adoçou-lhe a alma e deu-lhe o que precisava para poder voltar a viver como antes.
Pagou e saiu. Desta vez a chuva acalmara, e acabara mesmo por parar. O passo que tomara acompanhava-se pelos pensamentos importantes que agora tinha.
Já ganhara toda a coragem que precisava para organizar a sua vida. Tinha energia, relembrara que a vida não se faz de tristezas, e que o melhor seria viver todos os dias de cabeça erguida, e com um sorriso na cara.
Sentia-se melhor, mais segura. Conhecia agora óptimas pessoas, para não se sentir tão sozinha…
A sua vida tivera uma grande reviravolta, mas agora ela estava pronta para vivê-la da melhor forma possível! Agora sim, estava tudo a voltar ao normal (embora já nada fosse como antes…)
Agora, ela aprendera a viver a vida de uma forma diferente. Uma forma em que tinha que lutar muito para superar os obstáculos que aparecessem. 
Agora ela estava preparada para enfrentar tudo, sempre que algo lhe perturbasse o ritmo constante que tivesse conseguido manter! Ia vencer todos os obstáculos! Estava pronta para atingir todos os objetivos pensados.
Finalmente sentia-se segura para viver a vida normalmente: sem depressões, sem vontade de morrer, de abandonar o mundo, e de abandonar todos os outros. Tinha quem precisasse dela. A vida precisava dela!
- A Santos

3 comentários:

  1. Acho que falta qualquer coisa, para o teu texto ter sentido. Ou deveremos concluir que chocolate e bolos resolvem os nossos problemas?

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a professora. No entanto, acrescento: Não resolvem os problemas, mas aconchegam-nos. Não só o estômago, mas também a alma. Faz-nos pensar nas escolhas e/ou decisões que tomamos.

    ResponderEliminar
  3. Catarina, revoltada com o mundo? Não precisa de ter tanta raiva chocolate faz-lhe mal e engorda. Pratique desporto que faz bem

    ResponderEliminar