sábado, 29 de novembro de 2014

Para uns normal para outros não

          A cultura é um fenómeno próprio dos homens, e, como tal, cada cultura é uma combinação única e original de valores, tradições, costumes, e até resultado de um próprio contexto social e político.
          Na verdade, apesar de existirem diversas culturas, nos nossos dias, num mundo dito moderno, serão as diferenças que nos unem ou que nos separam? Algumas destas diferenças podem até causar riso ou parecerem ridículas em comparação com as nossas tradições, no entanto, elas existem e devem ser respeitadas.
           Estas aparentes divergências podem ser observadas em vários países, como por exemplo: na Tanzânia onde chegar mais cedo é sinal de falta de educação, na Arábia Saudita onde arrotar depois de uma refeição é um sinal de boa educação e de estar satisfeito, na China onde assoar o nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, em algumas tribos do Tibete onde mostrar a língua é uma forma de cumprimentar, e no Japão onde oferecer um relógio pode significar desejar a morte a alguém.

            
             Por isso, o mesmo gesto ou as mesmas palavras são compreendidas conforme cada cultura, pois as pessoas reagem em função das tradições e costumes existentes no seu país de origem. Assim, o que muitos acham quase absurdo, para outros pode ser apenas um comportamento normal do seu quotidiano.

Filipe Monteiro

5 comentários:

  1. Filipe, este texto tem grandes verdades. Mas não tem, também, pesquisa a mais?...

    ResponderEliminar
  2. Filipe, gostei do teu texto. Ainda há muita gente a viver de tradições. Não importa o que os outros vão pensar mas sim os costumes que têm de cumprir.

    ResponderEliminar
  3. Gostei, Filipe. Este texto mostra os contrastes, sobretudo a nível cultural, existentes no Mundo. O que para uns é ridículo, para outros é etiqueta. Existem diferenças no Mundo, por isso há que respeitá-las e não julgá-las.

    ResponderEliminar
  4. Muito giro. Diverti-me imenso a ler este texto. A cultura é identidade de um povo e temos de a perservar

    ResponderEliminar
  5. Temos que respeitar os outros para ser respeitados, sejam elas de que cultura for! Boa imagem! :D
    -FernandaPereira

    ResponderEliminar