quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Arte ou Vandalismo?


            Comecei por fazer o meu habitual percurso até à escola. Saí de casa, desci a azinhaga com cuidado e, quando continuava aquele monótono caminho, deparei-me com os graffitis do costume. Tinham um aspeto feio, sujo e degradado. Eram, talvez pela minha dificuldade em perceber este tipo de arte, desinteressantes.
            Acredito que, para alguns, possam até ser verdadeiras obras de arte, mas para mim não! São apenas conjuntos de letras, desenhos (com pouco sentido), e alguns símbolos despropositados que eu não consigo compreender. Contudo, apesar de acreditar que, em grande parte dos casos, os graffitis vêm apenas piorar o aspeto físico de fachadas de edifícios, e até de monumentos. Existe, por vezes, arte que expressa humor e uma crítica social de forma indireta.



            Esta arte de rua deve ser, por isso, respeitada. No entanto, deve existir alguma consciência em relação aos sítios onde realizar graffitis, pois, na verdade, existem, normalmente, locais predestinados a este tipo de atividades.


Filipe Monteiro

5 comentários:

  1. Concordo contigo Filipe. Tens muita razão no que dizes. As letras ou que lhe queiram chamar escritas, sem nenhum sentido estético, nas paredes são apenas aberrações. Devia haver pena pesadas para esse tipo de crimes. Afinal estragam a harmonia da vida! Porém, há desenhos e graffatis que embelezam e esses sim devem ser feitos nos locais adequados.

    ResponderEliminar
  2. Também concordo contigo, Filipe! Há cada horror a que chamam arte...

    ResponderEliminar
  3. Partilho a mesma opinião, Filipe! Há quem chame de arte a essas "coisas" (muitas delas sem significado) que a qualquer pessoa apeteceu fazer numa parede. Na nossa cidade podemos encontrar algumas dessas "coisas", mas em cidades maiores como Lisboa, em muitas ruas há dessas "coisas"!

    ResponderEliminar
  4. Filipe, esses riscos, são um atentado visual a quem passa, feito por aqueles que acham que também são artista ou então fazem-no por serem "macaquinhos de imitação". Porém há alguma "arte urbana" que tem sentido.
    O pior, são mesmo os que riscam por riscar!

    ResponderEliminar
  5. Filipe, respeito a tua opinião. Graffiti realmente é uma arte que apenas consegue ser vista a olhos de alguns, no entanto nem sempre são para ser compreendidos usando muitas vezes nomes e formas fora de comum. Essa arte designada por Graffiti é realmente uma forma de expressão e que quando bem feita embeleza qualquer sitio e já vi muitos exemplos acerca do mesmo.
    No entanto existe também muitos rabiscos por ai pelas paredes mas a isso não podemos chamar de Graffiti e sim vandalismo talvez uma tentativa de graffiti , esses ''desenhos'' sim devem ser feitos em papel, ou algo que não seja util.
    -FernandaPereira

    ResponderEliminar