terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dívidas

Existem dívidas que  não são, colegas e leitores interessados por política e economia, económicas. E as que eu vou hoje referir são as pequenas dívidas da amizade.
Quando foi a última vez que um amigo nos ajudou quando precisávamos? Quando foi a última vez que o companheiro do lado ofereceu água quando morríamos de sede? Quando foi a última vez que o colega de secretária se ofereceu para ficar à nossa espera, enquanto nós ficávamos à espera de outra pessoa? Quando foi a última vez que um amigo fez algo por nós? Se tiverem verdadeiros amigos, a resposta é óbvia...
E, em quase todas as circunstâncias deste género, dizemos: "Devo-te uma". Ao pronunciar estas palavras, ou apenas ao pensar nelas, a dívida aparece e a única maneira de a pagar é fazendo um ato bondoso. Mas será que realmente acabamos por fazê-lo, ou acaba tudo por cair no esquecimento, como uma gota de água doce se perde no oceano salgado?
São apenas pequenas dívidas, mas são tantas que mais fazem lembrar um formigueiro... As formigas mordem-me a toda a hora.
Mas agora, pergunto-me: "Será esta a verdadeira maneira de interpretar a amizade?"
Provavelmente não. A amizade não são dívidas, porque na amizade ninguém deve nada a ninguém. Na amizade partilhamos e fazemos coisas pelos outros por gosto, e não como uma maneira de pagar algo.

João Costa

5 comentários:

  1. Adorei! A AMIZADE é um dos sentimentos mais fortes.Muitos de nós, não sabemos o verdadeiro significado desta bonita palavra. "A verdadeira amizade começa onde não se espera nada em troca".

    ResponderEliminar
  2. É verdade João! Adorei o último parágrafo, e concordo plenamente contigo, embora haja pessoas que não vejam a amizade dessa forma, fazendo com que esta não seja totalmente verdadeira. A frase que a Bia mencionou também está muito boa...

    ResponderEliminar
  3. João, acredito que muitos dos amigos que toda a gente tem, poderiam estar entre aspas. Sim, na sociedade de hoje em dia, já nem podemos ter 100% certeza que alguns estarão lá quando precisarmos, ou mesmo se não precisarmos (se estiverem lá nesta última acho que têm mais importância). Mas, mesmo assim, devemos acreditar. Ainda há amigos que podemos, mesmo e totalmente, chamar de amigos. Que nos fazem companhia, que nos fazem rir, que choram connoso, que nos ajudam, que nos fazem crescer, aprender, que confiam e podem ser confiáveis.Que não fazem termos dívidas para com eles, ou nos criam formigueiros. Acho que muitas das vezes, a amizade, nem deve pedir algo em troca pois damos ou oferecemos mais aos outros de nós, por simplesmente podermos e querermos. Nunca pensando numa troca, ou mesmo de receber algo de volta. Amizade é uma ligação que eu acho muito importante termos. Podemos pensar que ela não aparece, ou já não está presente, com algumas pessoas. Mas elas acabam por mostar, surpreendemente, que tal existe. E aí, uma grande felicidade nos aperta. Ter alguém perto de nós, sabe bem. E, supostamente, não devia criar formigas... A sorte também é que há sempre maneira de afastá-las...
    -Aurora

    ResponderEliminar