Desde que a humanidade foi criada, que não existe um ser humano igual a outro. Todas as pessoas têm a sua opinião sobre as coisas, os seus gostos, os seus talentos, as suas certezas. Há sempre quem tenha a certeza absoluta em relação a qualquer assunto ou matéria, e há quem tenha dúvidas em relação a tudo.
Normalmente, as pessoas mais inseguras e com uma auto-estima muito baixa, têm dúvidas em relação a quase tudo. São pessoas que não acreditam nelas próprias, nem nas suas capacidades, acham-se inferiores aos outros, e são incapazes de tomar uma decisão, apoiando-se, sempre que possível, nos outros.
Contudo, embora seja bom termos algumas certezas, convém perceber que as dúvidas nos fazem crescer. De facto é através do debate e confronto de ideias que evoluímos, aprendemos e crescemos intelectual, emocional, e até culturalmente. Fazermos várias abordagens para uma determinada questão, pode alargar, sem dúvida alguma, os nossos horizontes.
Posso concluir que uma atitude exagerada de auto-afirmação, e, não raras vezes, um comportamento arrogante e de vaidade pessoal, pode prejudicar irremediavelmente a reflexão e debate de ideias. Certezas, tenho algumas, dúvidas tenho muito mais, felizmente…
- Matilde -
Ter dúvidas é avançar e crescer!
ResponderEliminar