Ontem fomos
privilegiados, os da nossa turma foram. Tivemos uma “apresentação” sobre o
futuro deste nosso país, sob o tema: o que a Europa espera de nós, e o que nós
esperamos da Europa.
Foram dadas várias propostas para melhorar a situação do
país. Algumas delas ficaram no ar, mas não foram aprovadas:
·
Turmas
de nível, separar os bons alunos dos menos bons
·
Adaptar
as disciplinas e os horários, incluindo algumas disciplinas e excluindo outras
de acordo com os interesses da turma
Houve logo
confusão nesta primeira medida. Mas o que é verdade é que os países que usam
este tipo de escolaridade estão “ligeiramente” mais avançados. Se existissem as
turmas de nível, os bons alunos conseguiam ficar ainda melhores e os alunos
menos bons ficariam bons alunos. Teriam de haver critérios de forma a ser
possível determinar quem ia para onde. Apesar disso, houve pessoas que não
estavam de acordo, acharam demasiado cruel.
Na segunda
medida também houve logo pessoas a discordar. A dizer que dependia muito das
disciplinas, e que iria ser de difícil acordo. Porque se aulas de E.V.
passassem a ser aulas de educação física acho que também não valeria a pena.
Devíamos ter arranjado uma forma para esta medida ficar mais explícita e
concreta.
O que ficou
concluído daquela “aula” (uma aula bem diferente mas não menos educativa) foi
que Portugal, apesar de tudo, é um país fascinante, desde a cultura, ao fado, à
gastronomia, e o facto de termos sido pioneiros em certas coisas. Mas ainda
podemos melhorar muito, quer na educação, quer nas energias renováveis, entre
outros.
Michelle Steyaert
Muito bem Michelle! Concordo contigo e também eu defendo as turmas de nível!
ResponderEliminarEmbora se trate de uma medida muito polémica, é uma medida que já se provou eficaz. Como sabemos, os países nórdicos estão muito à frente no ensino em relação a Portugal. Será porque são mais inteligentes? Sim, de facto, segundo rankings de IQ, Portugal encontra-se abaixo dos nórdicos, mas para surpresa nossa e de muitos Portugal é o 12º país, supostamente, mais inteligente do mundo, tendo apenas uma diferença de 4 pontos em relação aos alemães. Em muitos países do norte o modelo das turmas de nível é aplicado, permitindo turmas de mais de 30 alunos (em Portugal é um escândalo, e é mesmo, pois o nosso ensino não está bem estruturado). Sim, haveria um critério especifico para seleccionar os alunos, o que não seria tão agressivo. O ensino em Portugal está muito mal formatado, os alunos não conseguem reter nem compreender a informação, e, provavelmente, com este novo modelo o nosso ensino poderia ser um dos melhores da Europa.
ResponderEliminarMiguel Ferro