quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Essência ou aparência?

            Todos os dias somos confrontados com imagens de pessoas ideais do ponto de vista físico. No entanto, não serão a essência e os valores, de cada um, mais relevantes do que a simples  aparência? Esta questão tem-me vindo a acompanharhá já algum tempo, pois, na verdade, os meios de comunicação social, especialmente os portugueses, parecem apenas divulgar um modelo físico perfeito, ou que pelo menos esconde as imperfeições.
            Na minha opinião, e muito sinceramente, preocupo-me muito mais com os meus valores, e, especialmente, com a minha essência, porque é algo característico e transmite o que eu sou na realidade, e não apenas o que aparento ser …
            Embora possa ser, para muitos, uma questão extremamente pessoal e importante, a beleza exterior acaba por se tornar algo extremamente relativo, porque, ao longo do tempo, acabará por se modificar. Porém, a nossa essência, ao evidenciar-se no convívio com os outros, permanece muito mais tempo e acabamos por demonstrar o que realmente somos .
            Será com certeza a minha modesta opinião, contudo, alguém que apenas se preocupa com o seu exterior, não apresentando qualquer preocupação com outras questões, para mim, mais importantes, como os seus objetivos de vida e a forma como se relaciona com os outros, pode-se tornar, sem dúvida, um ser estranho, limitado e sem qualquer interesse, pois como afirmou Charles de S. Maia:

“Um ser humano sem sonho e valores é apenas um monstro vestido de pele humana...”
Filipe Monteiro 

3 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo, Filipe! Infelizmente, a aparência tende a sobrepôr-se à essência...

    ResponderEliminar
  2. Bonito. Palavras sábias

    ResponderEliminar
  3. Concordo, penso que sonhar faz parte da nossa vida. E não custa!

    ResponderEliminar